E eis que estamos em plena quaresma e daqui a pouco nos encontraremos celebrando a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. Todos os anos, com a finalidade de nos preparar para ela, Deus na sua grande providência nos oferece a quaresma. É o grande sinal sacramental de nossa conversão, que anuncia e torna possível voltar ao Senhor de todo o coração e com toda a nossa vida.
Todos nós, como membros vivos da Igreja de Jesus Cristo, estamos fazendo com ardor este caminho quaresmal. Prática agradável a Deus e frutífera é o jejum, a esmola e a oração. Se algumas vezes temos a sensação que se apaga em nossos corações o amor, este não se apaga no coração de Deus. Ele sempre nos dá novas ocasiões para podermos recomeçar e amar. Permanece o apelo e desejo para que cada um de nós, e nossa comunidade, possam continuar fazendo um santo caminho quaresmal. Acolhendo o convite da Igreja do Brasil, reconhecemos que somos todos irmãos, chamados a superar todas as formas de violência. Em particular, e está ao nosso alcance no dia a dia, a violência dos gestos, palavras e olhares, que tanto ferem e machucam os irmãos.
Uma boa caminhada quaresmal nos levará a viver os grandes mistérios da nossa fé, a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus. Na noite da Páscoa reviveremos o sugestivo rito de acender o círio pascal. É a luz, tirada do fogo novo, que pouco a pouco expulsará a escuridão e iluminará cada um e toda a comunidade eclesial. Que maravilha acolher a Luz de Cristo, gloriosamente ressuscitado, que dissipa todas as trevas do coração e da alma. Vamos continuar ouvindo a Palavra de Deus e alimentando-nos com o pão eucarístico. Isto vai permitir que o nosso coração volte a inflamar-se de fé, esperança e amor.
Em nossa comunidade paroquial recomeçamos a pleno vapor os diversos serviços e pastorais. Com muito entusiasmo nos coloquemos a serviço da evangelização, vivendo com alegria nossa fé e desempenhando bem e com dedicação os ministérios e atividades que nos foram confiados. Com sóbria alegria testemunhemos nosso amor a Jesus, seu Evangelho, em nossa comunidade eclesial, e nos lugares onde vivemos e trabalhamos, pois somos sal da terra e luz do mundo.
E vos convido a viver intensamente a Semana Santa, em particular o Tríduo Pascal, em nossa Paróquia e comunidades. Desde já uma Feliz e Santa Páscoa da Ressurreição. Cristo vive, Cristo Reina.
Pe. Angelo Ademir Mezzari, RCJ