Teologia como a palavra sugere é o discurso sobre Deus e de todas as coisas vistas à luz de Deus. Constitui uma singularidade de nossa espécie que, num momento da evolução de milhões de anos, tenha surgido a consciência de Deus. Com essa palavra – Deus – se expressa um valor supremo, um sentido derradeiro do universo e da vida e uma Fonte originária de onde provêm todos os seres.
Esse Deus sempre habita o universo e acompanha os seres humanos. Os textos sagradas das religiões e das tradições espirituais testemunham a permanente atuação de Deus no mundo. Ele sempre atua favorecendo a vida, defendendo o fraco, oferecendo perdão ao caido e prometendo a eternidade da vida em comunhão com Ele.
Pertence à fé dos cristãos afirmar que Deus se acercou da existência humana e se fez Ele mesmo Deus em Jesus de Nazaré. Assim a promessa de união benaventurada com Ele se antecipa e será a destinação de todos os seres e da inteira criação.
Entre as muitas funções da teologia, hoje em dia, duas são mais urgentes: como a teologia colabora na libertação dos oprimidos que são nossos cristos crucificados hoje e como a teologia ajuda a preservar a memória de Deus para que não se perca o sentido e a sacralidade da vida humana, ameaçada por uma cultura da superficialidade, do consumo e do entretenimento. Devemos unir sempre fé com justiça donde nasce a perspectiva de libertação e importa manter a chama da lamparina sagrada sempre acesa, donde se alimenta a esperança humana de um futuro bom para a Terra e a humanidade.
Bibliografia mínima de orientação – Barth, Karl, Introdução à teologia evangélica, Sinodal, São Leopoldo 1977. – Boff, Clodovis, Teologia e prática. Teologia do político e suas mediações, Vozes, Petrópolis 1993. – Boff, Clodovis, Teoria do método teológico, Petrópolis, Vozes 1998. – Boff, Leonardo e Clodovis, Como fazer teologia da libertação, Vozes, Petrópolis 1993. – Boff, Leonardo, Experimentar Deus. A transparência de todas as coisas, Verus, Campinas 2002. – Gutiérrez, Gustavo, Teologia da libertação. Perspectivas, Vozes, Petrópolis 1985. – Latourelle, René, Teologia, ciência da salvação, Paulinas, S.Paulo 1971. – Libânio, João Batista e Murad, Afonso, Introdução à teologia. Perfil, enfoques, tarefas, Loyola, S.Paulo 1996. – Libanio, João Batista, Eu creio-nós cremos. Tratado da fé, Loyola, São Paulo 2000. |