NO PRESÉPIO, O MENINO JESUS

Imprimir página

É tempo de Natal, celebramos o nascimento de Jesus, nosso Salvador, o Emanuel, Deus conosco. Somos convidados a viver intensamente o tempo de Advento, a preparação, e o tempo de Natal, com toda a riqueza litúrgica e espiritual, que nos enche de alegria e paz. É o grande mistério da fé, a Encarnação do Filho de Deus.

 

O Papa Francisco nos presenteou neste ano com uma Carta Apostólica sobre o significado e o valor do Presépio, intitulada “Sinal Admirável”. Diz o Santo Padre que o presépio “é como um Evangelho vivo que transvaza das páginas da Sagrada Escritura. Ao mesmo tempo que contemplamos a representação do Natal, somos convidados a colocar-nos espiritualmente a caminho, atraídos pela humildade d’Aquele que se fez homem a fim de se encontrar com todo o homem, e a descobrir que nos ama tanto, que Se uniu a nós para podermos, também nós, unir-nos a Ele”.

 

 

Neste sentido o Papa nos convida a resgatar a tradição bonita de nossas famílias prepararem o presépio em casa, nas famílias, nos lugares de trabalho, escolas, instituições. E afirma: “Aprende-se em criança, quando o pai e a mãe, juntamente com os avós, transmitem este gracioso costume, que encerra uma rica espiritualidade popular. Almejo que esta prática nunca desapareça; mais, espero que a mesma, onde porventura tenha caído em desuso, se possa redescobrir e revitalizar”.

 

Irmãos e irmãs, o Natal, representado também no presépio, fala à nossa vida. Narra o amor de Deus, o Deus que se fez menino para nos dizer quão próximo está de cada ser humano.  Vamos contemplar Jesus, sentir o amor de Deus por nós, sentir e acreditar que Deus está conosco e nós estamos com Ele, todos filhos e irmãos graças àquele Menino Filho de Deus e da Virgem Maria. E não se esqueça de preparar com carinho um pequeno presépio, por mais simples que seja. E o contemple com gratidão.

 

Expresso aqui meu, e nosso, profundo agradecimento pelas festas religiosas e sociais da Padroeira, Nossa Senhora das Graças. A todos, a cada um, às vossas famílias, um Feliz e Santo Natal, ano Novo, 2020, cheio de fé, amor e paz.

 

Pe. Angelo Ademir Mezzari, RCJ

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *