Eis que o Natal chegou, mais uma vez lembrando e celebrando na fé o grande mistério da Encarnação do Verbo, o Filho de Deus. Em Jesus se manifesta a graça, a misericórdia, a ternura do Pai. Jesus é o Amor feito carne. É o sentido da vida e da história que vem habitar no meio de nós. Como é maravilhoso contemplar este mistério: de tão grandioso, se fez pequenino; rico, se fez pobre; onipotente, se fez tão frágil.
O Natal nos convida a dar glória a Deus, porque Ele é bom, é fiel, é misericordioso. Que todos nós possamos reconhecer o verdadeiro rosto de Deus, o Pai que nos deu Jesus. Que todos possamos sentir que Deus está perto, estar na sua presença, amá-lo, adorá-lo.
O dom precioso do Natal é a paz, e Cristo é a nossa paz verdadeira. Ele bate à porta dos nossos corações para nos conceder a paz. Abramos as portas para Jesus, o Cristo! De fato, a mensagem que todos esperavam, e procuravam nas profundezas da própria alma, não era mais do que a ternura de Deus. Deus nos fixa com olhos cheios de afeto, que aceita a nossa miséria, um Deus Menino enamorado de nossa pequenez.
Vamos acolher esta ternura de Deus, deixando-nos alcançar por Ele, ser abraçado e acolhido. Que seja Ele a procurar-nos, a encontrar-nos e a cobrir-nos amorosamente. Se tomarmos o Menino nos nossos braços e nos deixarmos abraçar por Ele, nos dará a paz do coração que jamais terá fim.
Quando o Filho de Deus nasce, tudo muda, se transforma, renasce, no coração e na vida, na humanidade. O Salvador do mundo vem para se tornar participante da nossa natureza humana, não estamos sós e abandonados. Juntamente com os pastores, prostremo-nos diante do Cordeiro, adoremos a Bondade de Deus feita carne e deixemos que lágrimas de arrependimento inundem os nossos olhos e lavem o nosso coração.
Vamos viver este tempo do Advento com alegre expectativa, cheios de esperança. E que o Santo Natal seja, mais uma vez, um tempo de súplica e louvor, pois para nós nasceu um Salvador, o Emanuel, o Cristo Senhor.
Quero exprimir minha profunda gratidão a cada um e a todos pela presença, participação e colaboração nos eventos religiosos e sociais da Padroeira, Nossa Senhora das Graças. O Senhor Jesus vos recompense e cumule de tantas graças e bênçãos.
Um Feliz e Santo Natal, Ano Novo de muita paz e serenidade na fé.
Pe. Angelo Ademir Mezzari, RCJ