Por que setembro é o mês da Bíblia?
Setembro é o mês que a Igreja dedica à Palavra de Deus, mas isso não quer dizer que ela não dedique os outros onze meses. É que, em setembro, a Igreja faz um grande mutirão para lembrar aos católicos a importância da Palavra de Deus, cujos ensinamentos estão expressos na Bíblia.
Mas você sabe o porquê?
Professor Felipe Aquino, grande estudioso da Palavra, nos esclarece: “A motivação provém do fato da Igreja celebrar no dia 30 de setembro a memória do grande santo e doutor da Igreja, São Jerônimo, que a pedido do Papa Dâmaso (366-384) preparou uma excelente tradução da Bíblia em latim, a partir do hebraico e do grego; a chamada Vulgata. Foi um trabalho gigantesco que demandou cerca de 35 anos nas grutas de Belém, onde ele realizava esse ofício, vivendo uma austera vida de oração e penitência. São Jerônimo dizia que quem não conhece os Evangelhos não conhece Jesus”.
Conhecer a Palavra de Deus é fundamental para todo cristão. Ela nos dá o alimento diário e a força para fugirmos do mal e das situações de pecado. Alimenta nossa fé em Jesus Cristo e nosso amor por Ele, ao nos permitir o conhecimento da Verdade e de seus ensinamentos para uma vida de santidade, amor e paz.
Mas, como ler a Biblía?
Uma prática muito utilizada pelos monges beneditinos é a Lectio Divina. Os monges diziam que a Lectio Divina é a escada espiritual dos monges, mas é também a de todo cristão!
São quatro os passos da Lectio Divina:
1 – Leitura atenta e orante de um trecho da Palavra. No princípio pode ser o evangelho ou uma das leituras do dia, um salmo.
2 – Meditação. Pense no que mais lhe tocou nesse trecho, traga para sua vida.
3 – Oração de resposta. Aqui você vai responder à Palavra de Deus, dizendo que quer que Deus lhe ajude a viver essa verdade que Ele lhe revelou. Peça a fé, peça força para conseguir colocar em prática o que Deus quer de você.
4 – Contemplação. É o permanecer na presença de Deus, viver no seu dia o que aprendeu, colocar em prática, memorizar o ensinamento de Deus para sua vida nesse dia.
É uma oração simples, que fala ao nosso coração e nos coloca em contato permanente com Deus, que nos ensina a viver a Sua Vontade.
“Não só de pão vive o homem, mas de toda Palavra que procede da boca de Deus” (Mateus 4,4).
Fontes:
https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/nao-so-de-pao-vive-o-homem/
https://cleofas.com.br/setembro-o-mes-da-biblia/
http://www.catolicoorante.com.br/lectio.html
https://www.youtube.com/watch?v=874qyB5mXL4