Estimada Família do Rogate: cristãos leigos e leigas, paroquianos, educadores, educandos, membros de Associações laicais e Religiosos Rogacionistas.
A Semana de Santo Aníbal, o Dia Missionário Rogacionista, o 1º Congresso do Laicato da Família do Rogate e a abertura do Ano Vocacional em nossa província estão chegando.
1º) A Semana de Santo Aníbal iniciará em 27 de maio (segunda-feira). Momento para reavivar a necessidade de “difundir a devoção a Santo Aníbal” e fazer memória da sua vida e obras. Momento de sensibilizar a todos para a importância da animação vocacional e da prática da solidariedade.
Obs.: Nos próximos dias uma primeira remessa das imagens de Santo Aníbal e de Nossa Senhora do Rogate, de 30 cm, deverá chegar ao Centro Rogate. Também disponibilizamos imagens de 20 cm, de resina. Foram confeccionados alguns subsídios vocacionais e orações de Santo Aníbal (cf.: ER 30, projeto 11).
2º) O Dia Missionário Rogacionista. A campanha deste ano é em prol do Rogacionista da Bahia (cf.: Carta prot.: 499/13). Os nossos educandos, educadores, paroquianos, cristãos leigos e leigas são sensíveis e criativos para se engajarem nesta empreitada solidária a favor da construção da Obra Social Rogacionista na cidade de Presidente Jânio Quadros. Valerá a pena a motivação de todos por esta causa. As coletas poderão ser feitas das mais variadas formas, de modo que todos possam participar e contribuir. Vamos apoiar!
3º) O 1º Congresso do laicato da Família do Rogate marcado para os dias 30/05 a 01 de junho, em Bauru, será um marco em nossa província. Algumas comunidades ainda não preencheram as vagas destinadas aos vários seguimentos. Este congresso deseja proporcionar aos leigos e leigas um momento para aprofundar e celebrar a identidade no carisma e na missão. A presença de todos é imprescindível.
4º) O Ano Vocacional Rogacionista. No dia 01 de junho, Dia de Santo Aníbal, na conclusão do congresso do laicato, haverá um momento especial para o lançamento deste “ano especial” para todos nós. No dia 02 de junho (domingo) nossas comunidades paroquiais, em suas realidades locais, deverão usar da criatividade para celebrar a abertura do Ano Vocacional. Da mesma forma, na semana seguinte as nossas obras socioeducativas e as várias instâncias da família do Rogate (grupos, associações, e outras) poderão fazer o mesmo.
Por fim, devemos recordar que, não obstante os desafios, muitas vezes “complexos”, podemos enfrentá-los e superá-los na fé e esperança. Que Santo Aníbal interceda por nós!
Nosso abraço com ternura,
Pe. Geraldo Tadeu Furtado, RCJ.