Com a Páscoa celebramos a morte e ressurreição de Cristo. N´Ele se realiza a obra da redenção humana e a perfeita glorificação de Deus pelo seu mistério pascal. Jesus morrendo destruiu a nossa morte e ressuscitando renovou a vida. Em Cristo a vida vence a morte, o amor supera o ódio e a violência, a esperança renasce em todos os corações. A misericórdia de Deus se realiza plenamente em seu Filho, e na força do Espírito Santo se plenifica na vida da Igreja e da humanidade redimida.
A dimensão pascal da vida cristã reaviva o dom da graça e nos compromete no anúncio do Reino e testemunho do Evangelho. A morte de cruz não foi em vão. Podemos cantar o aleluia pascal, sem temor, com coragem. Ao mundo queremos gritar, Ele ressuscitou, Ele vive, Ele reina. É tempo de alegria e de exultação, um único dia de festa, um perene domingo. Queremos viver a dimensão pascal em nossa família e comunidade, com alegria e esperança. Fomos salvos, libertados, o pecado e a morte não foram o fim, nem tiveram a última palavra.
Vamos celebrar a Páscoa e o Tempo Pascal, na vida e em particular nos sacramentos da Igreja, participando assim do Mistério de Cristo. Deixemos que Deus transforme o que é morte em vida, a partir dos pequenos e grandes gestos de doação, fidelidade e entrega, recordando sempre o que Jesus fez e disse, “fazei-o em minha memória”. É o memorial perene da paixão, morte e ressurreição do Senhor.
Continua em nossa missão evangelizadora o apelo lançado pela Igreja na Quaresma – Cultivar e guardar a criação – em defesa da vida na diversidade dos biomas brasileiros. Sentimo-nos motivados a cuidar dos bens que nos foram dados pelo Criador, principalmente a vida humana, no cultivo responsável da terra e na preservação de toda a criação, a nossa Casa Comum.
Renovo o convite para que façamos dos últimos dias da Quaresma um tempo favorável de conversão e desejo uma Santa e Abençoada Páscoa da Ressurreição a toda a nossa querida comunidade paroquial. Feliz Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Pe. Angelo Ademir Mezzari, RCJ