O Natal está se aproximando, e queremos vive-lo com amor e alegria, na paz. É um tempo especial para refletir sobre aquele raio de luz que entrou no mundo naquela noite, o amor de Deus transformado em menino, o Verbo encarnado. Em Jesus se manifestou a graça, a misericórdia, a ternura do Pai. O Filho de Deus vai nascer. O Salvador do mundo vem para se tornar participante da nossa natureza humana: já não estamos sós e abandonados.
Assim disse Papa Francisco: “Sois imenso, e fizestes-vos pequenino; sois rico, e fizestes-vos pobre; sois onipotente, e fizestes-vos frágil.” (Homilia no Natal de 2013). Por isso a primeira coisa que o Natal nos convida é dar glória a Deus. Ele é bom, é fiel, é misericordioso. Que todos possam reconhecer o verdadeiro rosto de Deus, o Pai que nos deu Jesus. Que possamos sentir que Deus está perto. Vamos nos colocar na sua presença, amá-lo, adorá-lo.
O dom precioso do Natal é a paz. Cristo é a nossa paz verdadeira. Cristo bate à porta dos nossos corações para nos conceder a paz, a paz da alma. De fato, aquele que todos esperavam, procuravam nas profundezas da própria alma, não era mais do que a ternura de Deus: Deus que nos fixa com olhos cheios de afeto, que aceita a nossa miséria, Deus enamorado da nossa pequenez. Deixemo-nos alcançar por Ele, ele nos abraça, nos acolhe. Mas vamos também tomá-lo nos braços, e nos dará a paz que jamais terá fim.
Somos convidados neste Natal, juntamente com os pastores, a nos prostrar diante do Cordeiro, adorar a Bondade de Deus feita carne e deixar que lágrimas de arrependimento inundem os nossos olhos e lavem o nosso coração. A contemplação de Jesus, Maria e José, nos encherá de esperança, afinal, Ele é o nosso Salvador, o Emanuel, o Deus conosco.
Desejo agradecer de coração a cada um e a todos pela presença, participação e colaboração nos diversos eventos religiosos e sociais de nossa Padroeira, nos meses de outubro, novembro e inicio de dezembro. Foram tempos de graça, bênção, oração, generosidade, alegria e fraternidade. O Senhor, por Maria, a Senhora das Graças, vos guarde e proteja sempre.
Meus votos, em nome de toda a Paróquia, de um Santo Natal e Abençoado Ano Novo.
Pe. Angelo Ademir Mezzari, RCJ