A Pastoral do Dízimo convidou-me a tratar do tema “Dízimo.” Confesso que devo superar o receio de ser criticado com o chavão: “Este padre só fala em dinheiro.” Estamos de acordo que o dízimo não é o ponto forte dos católicos, mas temos a consciência que todo Cristão deve assumí-lo como compromisso pessoal e de forma concreta.
O dízimo é uma doação com bases bíblicas, feita desde a generosidade de cada coração que manifesta a fé em Deus providente. Trata-se de um modo de viver a esperança em seu Reino de vida e justiça, um jeito de praticar a caridade e uma forma de agradecer a Deus aquilo que dele recebemos. Também é expressão de solidariedade e contribuição efetiva para a manutenção da paróquia onde vivemos a fé.
Temos várias modalidades de ofertar o Dízimo: a mais tradicional é mediante a visita mensal do agente da Pastoral do Dízimo que vai até à casa do dizimista buscar a oferta e registra numa ficha. Outra modalidade é a oferta do dízimo na porta da igreja ou na secretaria paroquial a partir de um carnê. Ofertando na secretaria da paróquia o dizimista poderá utilizar o cartão de crédito. Há também a possibilidade de ofertar o dízimo em um envelope específico, de cor branca, distribuído na porta da igreja ao término das celebrações no terceiro domingo do mês. Este envelope deverá ser depositado pelo próprio dizimista na urna amarela, de acrílico, colocada sobre a mesa da Pastoral do Dízimo, localizada na porta da igreja matriz. Alguns poucos dizimistas preferem depositar diretamente na conta da paróquia na Caixa Econômica Federal. Estes solicitam na secretaria da paróquia os dados bancários para efetuarem os depósitos e vez que outra solicitam uma conferência dos extratos.
Somos gratos aos dizimistas da paróquia que procuram oferecer com pontualidade sua oferta mensal. De nossa parte buscamos uma maior transparência na prestação de contas do valor arrecadado e sobre sua utilização. Sentimos a necessidade de promover um recadastramento dos dizimistas e avançar no processo de informatização desta Pastoral. Deus abençoe a Pastoral do Dízimo e nossos dizimistas, que mediante sua oferta nos ajudam a levar adiante as obras de nossa paróquia jubilar. Um fraterno abraço e uma prece. Pe. Gilson L. Maia.
Não se constranja por receio deste tipo de rótulos padre Gílson!Principalmente porque quem utiliza este artifício, no mínimo desconhece o quão é custoso manter a Paróquia e seus padres, a serviço da comunidade. Quem compreende é com certeza os que participam desta Paróquia de maneira assídua e compromissada e tenha certeza que somos a maioria absoluta. Que o Espírito Santo esteja sempre contigo!