Bauru, 1º de junho de 2013.
Carta dos congressistas à Família do Rogate
“Vós sois o sal da terra, vós sois a luz do mundo” (Mt 5,13-14)
Religiosos Rogacionistas, Filhas do Divino Zelo, Missionárias Rogacionistas, Famílias Rog, União de Oração pelas Vocações, Educadores e Educadoras das obras socioeducativas, Leigos e Leigas das Paróquias, Seminaristas, Juventude Rogacionista, Vocacionados e Vocacionadas,
Nós, participantes do 1º Congresso do Laicato da Família do Rogate da Província São Lucas, realizado de 30 de maio a 1º de junho de 2013 em Bauru, vimos partilhar as reflexões e alegrias intensamente vividas e celebradas nesse momento histórico. Aqui conhecemos o rosto da Família do Rogate nos diferentes países do mundo, refletimos e partilhamos a identidade e missão do carisma vivenciados nas diversas dimensões e realidades em que somos presença.
Viemos de diferentes realidades do Brasil, da Argentina e do Paraguai, trazendo na bagagem a diversidade de culturas, sotaques e costumes, porém compartilhamos o mesmo ideal e a mesma espiritualidade, vivenciados de forma particular e coletiva na mística do Rogate.
Diante da riqueza e beleza de estar juntos, da partilha das diferentes vivências do carisma do Rogate, das reflexões realizadas durante o congresso, da construção coletiva das linhas de ação e encaminhamentos nesses dias, lamentamos a ausência de algumas representações de movimentos locais, associações e comunidades da Província, leigos e leigas que não puderam estar presentes. A comunhão entre nós, Família do Rogate, continua sendo nossa missão. Avançar no apoio e animação, especialmente nesta etapa do pós-congresso, é fundamental.
Agradecemos o apoio do Governo Provincial Rogacionista, que não mediu esforços para a realização desse 1º Congresso. Destacamos a presença do Pe. Matteo Sanavio, Conselheiro Geral para o Laicato e representante do Superior Geral no evento, e das Filhas do Divino Zelo, na pessoa da Superiora Provincial, Madre Maria Eli Milanez, e da Conselheira Provincial do setor, Ir. Edna Maria Alves. Também queremos expressar nossa gratidão à comunidade religiosa local pelo envolvimento antes e durante o congresso, a todos os leigos e leigas da Paróquia Nossa Senhora das Graças, que colaboraram nas equipes de trabalho, bem como as famílias que acolheram em suas casas os congressistas. Ao povo de Bauru, a nossa gratidão.
Nosso congresso é um processo, por isso saímos comprometidos em partilhar e colocar em prática em nossas realidades as linhas de ação construídas, definidas e assumidas coletivamente, baseadas nas dimensões “cultural”, “espiritual” e “comunicativa”, vinculadas ao nosso compromisso de “ser”, “rezar” e “propagar” o Rogate onde somos presença. Motivados pelo sonho e testemunho de Santo Aníbal Maria Di Francia, que permanece vivo dentro de cada um de nós e em cada realidade aqui partilhada, saímos com ardor renovado, empenhados na vivência evangélica e carismática do Rogate, que nos impulsiona a termos ações comprometidas e libertadoras, sobretudo com as crianças, as juventudes e os mais pobres e excluídos de nossa sociedade. Queremos continuar sendo sal e luz na mística messe cansada e abatida do mundo contemporâneo.
Na solenidade de Santo Aníbal, rogamos ao apóstolo da oração pelas vocações que interceda por nós junto a Deus para fortalecer o sentido mais profundo da missão de ser, rezar e propagar o Rogate, sobretudo na fé transformada e vivenciada nas diferentes realidades na qual somos chamados a ser sal e luz!
O nosso carinho e ternura no Cristo do Rogate!
Participantes do 1º Congresso do Laicato da Família do Rogate
Quero expressa nossa alegria pela oportunidade de participar deste I congresso e agradecer pela acolhida e pelo aprendizado que nos foi oferecido. Que Deus nos abençoe. Um grande abraço. Familia Rog Núcleo Nossa Senhora do Rogate -Brasilia