Neste mês de outubro 2019, por indicação do Papa Francisco, celebramos, um Mês Missionário Extraordinário. Tem por objetivo despertar mais a consciência da “missio ad gentes” – “missão para os povos” – e de retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastora, na Igreja. Este Mês Missionário tem como tema “Batizados e Enviados, a Igreja de Cristo em missão no mundo”.
Todos os fiéis são chamados a assumir verdadeiramente o anúncio do Evangelho e a transformação das suas comunidades em realidades missionárias e evangelizadoras. Ao mesmo tempo, aumentar o amor pela missão, que é paixão por Jesus e, simultaneamente, paixão pelo seu povo. O Mês Missionário Extraordinário é uma ocasião de graça intensa e fecunda para promover iniciativas e intensificar de modo particular a oração – alma de toda a missão –, para o anúncio e testemunho do Evangelho, de tal modo que desperte em nós o entusiasmo missionário.
É preciso converter-se, tornar mais viva a missão como oportunidade permanente de anunciar Jesus Cristo. A partir do batismo, todos somos participantes na única missão da Igreja: tornar o amor de Deus próximo da humanidade, sobretudo dos mais necessitados da sua misericórdia. O Mês Extraordinário de oração e de reflexão sobre a missão como primeira evangelização servirá para essa renovação da fé eclesial, a fim de que, no seu coração, esteja e atue sempre a Páscoa de Jesus Cristo, único Salvador, Senhor e Esposo da sua Igreja.
Em nossa Paróquia vamos também viver com fé este Mês Missionário. Além das iniciativas litúrgicas e pastorais, indicadas pela Igreja, como a oração própria em todas as missas de sábado e domingo, teremos uma Semana Teológica sobre o tema da missão. E faremos da visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora das Graças, pelas casas, famílias e comunidades, um momento especial de oração e serviço missionário, preparando para a Festa da Padroeira. As caminhadas pelas ruas, a reza do terço, as eucaristias nas famílias, as visitas aos enfermos, as bênçãos nas casas, serão nossa expressão de comunidade eclesial missionária. Somos todos batizados e enviados.
Pe. Angelo Ademir Mezzari, RCJ